O atual Ministro da Casa Civil, Rui Costa, pode se filiar ao partido Avante, numa estratégia que visa reduzir resistências das forças aliadas ao seu plano de concorrer ao Senado em 2026. A movimentação ocorreria ao lado do Senador Jaques Wagner (PT), que busca a reeleição, e do Governador Jerônimo Rodrigues (PT).
O avanço rápido do Avante na Bahia, sob a presidência do ex-deputado federal Ronaldo Carletto, pode ser um indicativo dessa possível filiação. Desde que Carletto assumiu a presidência do partido em maio do ano passado, o Avante já marcou presença em 370 municípios baianos, um feito significativo para um partido de menor expressão no Estado.
Outras siglas governistas assistem à expansão do Avante. A meta de Carletto, segundo observadores, é se viabilizar como suplente de Rui Costa. A expectativa é de que, uma vez eleito, o ex-governador possa assumir um ministério, permitindo a Carletto assumir o mandato do Senado.
Essa movimentação política tem potencial para reconfigurar o cenário eleitoral baiano em 2026. A filiação de Rui Costa ao Avante, se confirmada, pode consolidar ainda mais a presença do partido no Estado e fortalecer a chapa governista para as próximas eleições.
Por: Redação +Bahia