Da redação do +BAHIA – Os resultados dos testes realizados pelos cientistas chineses são alarmantes. A cepa mutante do novo coronavírus se mostrou 100% letal nas cobaias utilizadas. Isso levanta sérias preocupações sobre a possibilidade de uma nova pandemia ser desencadeada por esse microrganismo.
De acordo com informações do tablóide britânico Daily Mail, os pesquisadores buscam clonar um vírus semelhante ao da Covid-19, que é encontrado em pangolins. Conhecido como GX P2V, esse vírus foi testado em ratos modificados geneticamente para apresentar a proteína AC2, utilizada pelo SARS-CoV-2 para infectar nossas células.
A escolha de utilizar cobaias e ratos modificados geneticamente para os testículos é uma prática comum em estudos científicos. No entanto, a letalidade de 100% de observação desses animais é extremamente preocupante.
A descoberta dessas chama a atenção para a necessidade de monitoramento e vigilância constantes em relação a novas cepas do coronavírus. É necessário que as autoridades de saúde estejam preparadas para responder rapidamente a qualquer ameaça que possa surgir.
Apesar da preocupação gerada por esse estudo, é importante ressaltar que ainda são possíveis mais pesquisas e estudos para compreender melhor os efeitos dessa cepa mutante do coronavírus. A ciência continua trabalhando para desenvolver estratégias de prevenção e controle da Covid-19, bem como de possíveis novas variantes do vírus.