Porto Seguro, um dos destinos mais procurados do país, está mergulhado em dias sombrios devido à crise na coleta de lixo que assola a cidade. Moradores de bairros e distritos, especialmente em Trancoso e Arraial d’Ajuda, vivenciam uma realidade desoladora desde a última segunda-feira (11/03), quando a falta de recolhimento de resíduos resultou em verdadeiros lixões a céu aberto.
O descaso é evidente nas ruas do distrito de Trancoso, onde se encontra uma grande quantidade de lixo amontoado por toda parte. O cenário de abandono, agravado pela falta de serviços públicos de qualidade mostra o descaso com a população.
A situação não é diferente em Arraial d’Ajuda, onde há imagens perturbadoras de montanhas de lixo tomando conta das vias públicas no último domingo (10/03). A paralisação das atividades pela empresa responsável pela coleta de lixo, ocorrida na sexta-feira (08/03) devido à falta de pagamento, agravou ainda mais a crise.
Os servidores da empresa, em busca do recebimento de salários atrasados, realizaram manifestações em frente a câmara de vereadores evidenciando a insatisfação e descontentamento daqueles que estão na linha de frente do serviço essencial.
Os vereadores de Porto Seguro parecem ter fechado os olhos para a situação, ignorando o grande descaso que afeta toda a cidade. Enquanto a população enfrenta uma situação de abandono, com ruas repletas de lixo e buracos, a urgência de ações efetivas por parte das autoridades municipais se torna mais necessária do que nunca.
A crise na coleta de lixo não apenas prejudica a imagem de Porto Seguro, um dos destinos turísticos mais emblemáticos do país, mas também compromete a qualidade de vida dos moradores locais. É necessário haver uma busca por soluções imediatas, restando as autoridades tomar as medidas necessárias para que a coleta de lixo seja reestabelecida o mais breve possível.
Por Thassyu Bobbio para a Redação do +Bahia