Em uma iniciativa colaborativa, a Promotora de Justiça Letícia Baird, líder do programa Escola Sustentável, do Ministério Público estadual da Bahia, se reuniu com pesquisadores da Fiocruz – Bahia para discutir estratégias voltadas ao desenvolvimento de ações de educação em saúde e meio ambiente para o ano de 2024. Este encontro ressaltou a importância da aproximação entre instituições de pesquisa e a sociedade para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Oganização das Nações Unidas (ONU).
Durante a reunião, a promotora Letícia Baird apresentou os materiais educativos do programa Escola Sustentável, enfatizando sua relevância na promoção de políticas públicas que visam à melhoria da qualidade da alimentação escolar e o combate à desnutrição e à obesidade infantil. O programa incentiva a oferta de alimentos saudáveis, priorizando produtos de pequenos produtores locais.
A pesquisadora em saúde pública Nelzair Vianna elogiou a iniciativa, destacando que o programa Escola Sustentável é de relevância para a sociedade como um todo, pois promove de maneira sistêmica a prática de políticas públicas e ações concretas em prol da saúde.
Eventos como este evidenciam a importância de políticas públicas nas escolas, não apenas no que se refere à saúde, mas também ao meio ambiente e à sustentabilidade. A educação em saúde e meio ambiente desde a infância não só contribui para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, mas também para a construção de um futuro mais sustentável e saudável para as próximas gerações. A colaboração entre instituições governamentais, sociedade civil e entidades de pesquisa é fundamental para o sucesso dessas iniciativas.
Por Thassyu Bobbio para a redação do +Bahia