O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta quinta-feira (11), que pretende organizar uma caravana, entre os meses de janeiro e fevereiro, para percorrer 190 municípios em situação de emergência por causa da estiagem na Bahia. Durante sua passagem pela tradicional Lavagem do Bonfim, o líder do Executivo estadual disse que “ações emergenciais estruturantes” serão levadas às cidades.
“Terei uma missão já em janeiro e fevereiro de descer para os municípios, com caravanas, estudando quais são as ações que faremos. Serão ações emergenciais e ações estruturantes, de abertura de aguadas e produção de alimentos”, comentou.
O governador foi um dos líderes políticos a participar do evento que reuniu uma multidão de fiéis nas ruas da Cidade Baixa, em Salvador.
A Lavagem do Bonfim é considerada uma espécie de termômetro político para figuras públicas que aproveitam a data para medir a aceitação do povo nas ruas. Em 2024, ano de eleições municipais, o clima é ainda mais acirrado.
“Esperamos o ano inteiro pelo dia de Senhor do Bonfim, para a caminhada. Aproveitamos muito esse momento para agradecer a Deus o ano que se passou e o que se inicia, mas é também uma largada para as festividades culturais e turísticas de Salvador”, completou o governador.
As caravanas com políticos começaram a chegar por volta das 6h30 na Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, de onde sai a caminhada de cerca de 6,5 km até a Basílica do Bonfim. Cercados por fotógrafos e apoiadores políticos, saem em comboios depois do cortejo religioso.
Entre os presentes estavam também a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o prefeito da capital baiana, Bruno Reis.
“A presença do público é um testemunho do valor desse momento para os baianos e brasileiros”, comentou Margareth.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, reforçou que após três anos de gestão, considera que hoje Salvador vive seu melhor momento depois de desafios em um período que envolveu a pandemia da covid-19, quando a Lavagem do Bonfim foi suspensa.
“Peço proteção e sabedoria para seguir no propósito, governando nossa cidade, para que ela possa ser uma cidade cada vez melhor. Que a gente tenha mais orgulho dela, que a gente se apaixone cada vez mais por nossa cidade. É isso que eu vou pedir a Deus”, comentou.
Fonte: g1 Bahia