Depois de mais de dois anos em suspenção, projeto volta, devendo ser uma das joias do governo e uma das principais obras para os proximos anos.
Santa Cruz Cabrália, está prestes a receber um grande investimento em área de infraestrutura. Trata-se do Novo Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento, que contará com um investimento de R$ 1,5 bilhão. A construção desse novo equipamento aeroviário tem como objetivo principal contribuir para o turismo na região e facilitar o transporte nacional e internacional de cargas, como peixes e lagostas.
Atualmente, o Aeroporto de Porto Seguro é o principal aeroporto regional em termos de entrega total de passageiros, porém, não é mais possível ampliá-lo. Por isso, a construção de um novo aeroporto se tornou uma necessidade para atender ao crescimento do fluxo turístico e econômico da região.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito, o leilão para construção e concessão da área está previsto para ocorrer em outubro. A concessão será realizada no formato de Parceria Público-Privada (PPP) e terá um prazo de 30 anos. A expectativa é que a implantação do novo aeroporto ocorra em até cinco anos após o início da primeira etapa.
Durante o período de implantação, a empresa vencedora da edição de licitação será responsável pela gestão do atual Aeroporto de Porto Seguro. Essa medida visa garantir a continuidade do transporte aéreo na região, enquanto o novo aeroporto é construído.
O Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento terá capacidade para operações com aviação geral e regular, oferecendo voos fixos para atender a demanda turística e econômica da região. O projeto prevê uma pista de pouso e decolagem com 3.000 metros de comprimento por 45 metros de largura, tamanho semelhante ao Aeroporto Internacional de Salvador. Além disso, está prevista a construção de um terminal de passageiros com 300 m².
A expectativa é que o novo aeroporto contribua significativamente para o desenvolvimento do turismo na região, além de facilitar o transporte de cargas, como peixes e lagostas, tanto a nível nacional quanto internacional. Com excelentes infraestruturas, o Novo Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento promove contribuições a economia local e atrai ainda mais visitantes para essa bela região da Bahia.
NOTA DA REDAÇÃO
No dia 01 de setembro de 2023, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia, anunciou o cancelamento da licitação, que estava marcada para 29 de janeiro, gerando um grande desconforto para a região Costa do Descobrimento e futuros investidores. E desde o dia 28 /03 o Seinfra, anuncia que o projeto saí da gaveta e volta para a realidade. Lembrando que esse projeto foi anunciado no governo anterior e foi amplamente divulgado, chegando até ser anunicado na bolsa de valores. Os empresarios e investidores gostam da ideia mas, o mercado tem que ter uma certa caltela. Que desta vez o governo do estado cumpra com sua parte pois a sociedade quer cumprir a dela. Que seja realida e traga progresso para a Costa do Descobrimento.
Por Fabio Del Porto