A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) realizou na noite de 15 de outubro de 2025 o segundo debate entre as chapas candidatas para a Reitoria e Vice-Reitoria na gestão 2026-2030. O evento, crucial para a escolha dos gestores máximos da instituição, ocorreu no Painel Indígena do Campus Sosígenes Costa (CSC), em Porto Seguro.
O debate contou com a participação das três chapas concorrentes, um número inédito na história das consultas à UFSB:
Chapa 01 UFSB MAIS VIVA: Prof. Richard Santos (Reitor) e Prof. Martin Domecq (Vice-Reitor).
Chapa 02 ESPERANÇAR UFSB: Prof. Fabricio Zanchi (Reitor) e Profa. Caroline Caputo (Vice-Reitora).
Chapa 03 INTEGRAR UFSB: CUIDAR, DEMOCRATIZAR E TRANSFORMAR: Profa. Rosemary Aparecida Santiago (Reitora) e Prof. Álamo Pimentel (Vice-Reitor).
Os candidatos se confrontaram em temas cruciais para o desenvolvimento do Sul da Bahia, incluindo a Unidade Universitária do CSC, Acessibilidade e Inclusão Social e Educacional, Expansão territorial (novos campi, CUNIS e EAD), e Pesquisa, Extensão e Pós-graduação na UFSB.
Transmissão em Parceria com a TV Porto

O debate teve ampla cobertura, sendo transmitido ao vivo pela TV Porto, afiliada da TV Cultura no Sul da Bahia. A transmissão foi conduzida diretamente dos estúdios da emissora pelos jornalistas Fabio Del Porto e Joana Brandão, que também é professora de jornalismo da UFSB. Joana Brandão já atua na emissora, sendo apresentadora e diretora geral do programa “UFSB na TV”, consolidando a parceria da universidade com a TV Porto.
O evento seguiu o formato de três blocos, com apresentações temáticas, interação com perguntas do público, e debate direto entre os candidatos, que puderam formular perguntas uns aos outros.

Este foi o segundo encontro. O primeiro debate ocorreu em Itabuna, no Campus Jorge Amado, e o último será realizado em Teixeira de Freitas, no Campus Paulo Freire, no dia 30 de outubro.
A UFSB, pioneira no país com a adoção de cotas para pessoas trans (2018) e em privação de liberdade (2021), continua o processo democrático para definir a gestão que comandará a instituição nos próximos quatro anos.
