Prefeitura de Porto Seguro realiza ações preventivas para proteger a saúde pública e orientar comerciantes sobre os riscos da adulteração.
A Prefeitura de Porto Seguro tem intensificado as ações de fiscalização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas no município. O objetivo principal da medida é coibir a venda de bebidas falsificadas e, assim, prevenir potenciais casos de intoxicação por metanol.
O metanol é uma substância altamente tóxica e perigosa para a saúde, sendo utilizada ilegalmente na adulteração de bebidas. A ingestão pode causar sérios danos à visão e até levar à morte.
Segundo Débora Rosa, Superintendente da Vigilância em Saúde, as ações não se restringem apenas à fiscalização, mas também possuem um forte caráter educativo. “Nosso objetivo é esclarecer dúvidas sobre o tema e orientar a população, em especial os comerciantes, sobre os riscos e as responsabilidades de vender bebidas adulteradas”, afirmou a superintendente.

Débora Rosa tranquilizou a população, ressaltando que, até o momento, não houve nenhum caso de intoxicação por metanol registrado na região de Porto Seguro. Ela também informou que os casos suspeitos que surgiram no estado da Bahia foram devidamente investigados e não tiveram resultado positivo para a presença da substância.
A intensificação da fiscalização e o trabalho de conscientização refletem o compromisso da administração municipal com a saúde e a segurança dos moradores e turistas, garantindo que os produtos comercializados no município atendam aos padrões de qualidade e segurança exigidos pela legislação. A prefeitura alerta os consumidores a sempre verificarem a procedência e as condições dos lacres e embalagens das bebidas que adquirem.
