Uma situação preocupante coloca em risco os moradores de Monte Alegre, distrito de Guaratinga. As fortes chuvas nos últimos anos tem se tornado preocupante, pois com a cratera existente há alguns anos na região ficando cada vez maior e causando uma forte insegurança a quem mora na região a situação do distrito fica cada dia mais preocupante.
Essa cratera se formou por conta de uma erosão de um barranco nas proximidades da Rua São João do Sul, uma rua estratégica que dá acesso ao distrito de São João do Sul, Buranhém e também a zona rural de Eunápolis. Com as fortes Chuvas ocorridas em 2021 e em 2022 a situação tem ficado cada vez mais preocupante. A cratera que em 2022 tinha aproximadamente 30 metros de profundidade hoje ganha proporções maiores deixando os moradores da região preocupados com a situação que vem se agravando cada vez mais.
A Defesa Civil já orientou a população que deixem suas casas e já há algumas famílias que já abandonaram suas residências pelo alto risco de ficarem sem suas casas. Há ainda outra grande preocupação: enquanto a Defesa Civil orienta que os moradores deixem suas casas, o Governo do Estado ainda não enviou até o momento socorro para a região.
Além da preocupação com a cratera, e a orientação da Defesa Civil para que a população deixe suas casas é a de que várias pontes que ligam o distrito a toda zona rural da região estão extremamente danificadas e outras foram arrancadas pelas fortes chuvas que vem acontecendo nos últimos anos.
Os moradores estão extremamente preocupados com a situação da região e necessitam de um socorro urgente. É necessário que o Governo do estado faça um trabalho em conjunto com prefeitura e Defesa Civil para garantir a segurança de sua população.
Por Thassyu Bobbio para redação do +Bahia