O chefe do Executivo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), esteve presente no 1º Fórum de Governadores do Consórcio Brasil Central (BrC) de 2024, na manhã desta terça-feira (23/1). O evento aconteceu no auditório do Banco de Brasília (BRB), no Setor de Autarquias Norte.
Fundado em 2015, o BrC busca estimular o desenvolvimento de seus participantes, que abrangem 2,5 milhões de metros quadrados de território e 875 municípios.
Além do governador do Distrito Federal, também participaram do fórum os governadores Mauro Mendes (Mato Grosso), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Carlos Brandão (Maranhão), Marcos Rocha (Rondônia), Wanderlei Barbosa (Tocantins) e Ronaldo Caiado (Goiás).
Os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal, que compõem o consórcio, são responsáveis por 12,56% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Esse grupo reúne aproximadamente 27 milhões de pessoas e tem uma representação significativa no Congresso Nacional, com 21 senadores e 75 deputados.
Boas Práticas
O evento também marca assinatura de acordo de cooperação para o Plano Brasil sem Fome e a 2ª Edição do Prêmio Boas Práticas.
“Esse é um grande fórum de desenvolvimento regional. E a gente tem trabalhado de forma bastante unida e esse plano de boas práticas da administração, ele vem premiar tudo que a gente vem fazendo de melhor dentro dos nossos estados. São 139 projetos inscritos que realmente demonstram que nós governadores estamos buscando o princípio da eficiência dentro da administração pública e trazendo os melhores resultados”, ressaltou Ibaneis.
O GDF foi premiado pelo RenovaDF, programa de capacitação profissional criado em 2021 que insere alunos na recuperação de espaços públicos, e pelo projeto de reabilitação humanizada feito pelo Hospital Regional de Santa Maria.
Novo presidente do BrC
Durante o encontro, os chefes do Executivo definiram Ronaldo Caiado como o novo presidente do consórcio. O atual presidente é o governador Mauro Mendes. Essa eleição ocorre anualmente, e a posse do novo mandatário também ocorreu durante o evento.
O governador Ibaneis Rocha presidiu o BrC entre 2021 e 2022, quando liderou a concessão de linhas de crédito do Banco de Brasília (BRB) e a redução de até 30% do custo da compra de medicamentos pelo grupo, fruto do projeto Saúde Compras Compartilhadas.
Fonte: Metrópoles