O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuva intensa para 122 cidades do estado da Bahia. De acordo com Cláudia Valéria Silva, meteorologista do órgão, as precipitações já tiveram início na região Sul do estado e devem se deslocar para o leste nos próximos dias. Segundo a previsão, Salvador também será afetada a partir da próxima quinta-feira, dia 14 de março de 2024.
A meteorologista explicou que a frente fria é consequência de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), uma área de baixa pressão formada por nuvens na Linha do Equador e que está associada a condições instáveis do tempo nas regiões Norte e Nordeste.
A ZCIT é caracterizada por ser semi-estacionária, ou seja, permanece ao redor da Linha do Equador durante todo o ano. Devido às altas temperaturas, está sempre acompanhada de grande quantidade de nuvens. Nesta época do ano, ela se desloca para o Sul, atingindo o Nordeste brasileiro e favorecendo a ocorrência de chuvas.
Os municípios afetados pelo alerta de chuva intensa são: Abaré, Alcobaça, Anagé, Arataca, Barra do Choça, Belmonte, Belo Campo, Caatiba, Camacan, Canavieiras, Cândido Sales, Caraíbas, Caravelas, Casa Nova, Condeúba, Cordeiros, Curaçá, Encruzilhada, Eunápolis, Firmino Alves, Guajeru, Guaratinga, Ibicuí, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itaju do Colônia, Itamaraju, Itambé, Itanhém, Itapebi, Itapetinga, Itarantim, Itororó, Jacaraci, Jandaíra, Jucuruçu, Jussari, Lajedão, Licínio de Almeida, Macarani, Maetinga, Maiquinique, Mascote, Medeiros Neto, Mortugaba, Mucuri, Nova Canaã, Nova Viçosa, Pau Brasil, Piripá, Planalto, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória, Sebastião Laranjeiras, Teixeira de Freitas, Tremedal, Una, Urandi, Vereda e Vitória da Conquista.
Diante dessa previsão, é importante que os moradores dessas regiões fiquem atentos e tomem as devidas precauções para evitar possíveis transtornos causados pela chuva intensa, como alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de árvores. É recomendado evitar transitar por locais alagados, manter-se informado sobre as condições climáticas através dos canais oficiais de comunicação e seguir as orientações das autoridades locais.
A Defesa Civil também está alerta e pronta para atuar caso ocorram situações de emergência. Em caso de necessidade, a população pode acionar o órgão através do número de emergência 199.
É fundamental que a população esteja preparada e se mantenha informada sobre as condições climáticas, para garantir a segurança e minimizar os impactos causados pelas chuvas intensas.
Por redação do +BAHIA