Era uma tarde fria em Knutsford, na Inglaterra, quando uma mulher de bom coração encontrou uma criaturinha indefesa na calçada, aparentemente machucada.
Aos olhos dela, a bolinha de pelos parecia ser um bebê ouriço. Um pouco mais leve e fofinho do que um ouriço? Talvez, mas a mulher não quis questionar a espécie.
Imediatamente ela recolheu a criaturinha em apuros e prestou os primeiros cuidados.
A mulher forrou uma caixa de papelão com jornal, para fazer um ninho confortável para o ‘bebê ouriço’ e colocou um pouco de comida.
Apreensiva com o estado de saúde do bichinho, a mulher deixou a caixa ao lado da cama e passou a noite toda de olho nele.
Na manhã seguinte, ela correu para o hospital veterinário Lower Moss Wood Nature Reserve & Wildlife Hospital.
Agora ela não teria mais que se preocupar, já que o ‘bebê ouriço’ estaria em boas mãos. Se não fosse por um pequeno detalhe.
Quando a gerente do hospital, Janet Kotze, acolheu o seu primeiro paciente do dia, ela teve uma grande surpresa:
“Abri a caixa e, bem, não pude acreditar muito no que estava vendo. Pensei: ‘definitivamente não é um ouriço, talvez seja algum outro tipo de criatura fofa’.”, disse Janet, de acordo com o jornal britânico Daily Mail.
Realmente, aquela era uma outra ‘espécie’ bem fofa. A criatura era, na verdade, uma bola de pom-pom de um gorro!
“Percebi que não estava animado de jeito nenhum e o peguei e, obviamente, com o peso, pude sentir que não era um ouriço ou qualquer animal”, disse Janet.
Quando ela revelou a notícia para a salvadora, a mulher ficou incrédula. Envergonhada, ela pegou o pom-pom resgatado e foi embora.
Janet, embora tenha achado a situação muito engraçada, não pôde deixar de notar as boas intenções da mulher.
“Ela foi muito doce, Deus a abençoe, seu coração estava no lugar certo”, disse.
Janet também acrescentou que a mulher agiu exatamente como deveria.
“Se as pessoas virem um ouriço ao ar livre durante o dia, este deve ser levado para um resgate, pois é um sinal de que está em perigo.”
Conforme informações do National Geographic, os ouriços passam o dia todo dormindo e acordam para procurar alimentos durante a noite.
Segundo Janet, essa é uma “regra de ouro”: se um ouriço for avistado ao ar livre durante o dia, especialmente um filhote, provavelmente há algo de errado com ele.
“Ela fez absolutamente a coisa certa – exceto pelo fato de não ser um ouriço”, brincou. “Acho que ela não vai cometer o mesmo erro novamente, acho que vai verificar da próxima vez.”