Uma pessoa morreu e outras sete ficaram feridas após serem atingidas por raios no município de Praia Grande, litoral sul de São Paulo, na tarde deste sábado (20).
De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros da região, uma das vítimas, uma mulher de 60 anos, entrou em parada cardíaca e precisou receber atendimento ainda na areia. Ela foi encaminhada para um pronto-socorro com uma possível lesão cerebral, mas não resistiu.
Além dela foram registradas outras três ocorrências na Praia do Caiçara, um adolescente de 15 anos e dois adultos de 31 e 38 anos. Eles foram encaminhados para o pronto-socorro central. Todos eram turistas de Francisco Morato.
O corpo de bombeiros ainda informou outros quatro casos de atendimento por raio, oriundos da sequência de descarga elétrica ocorrida na Praça do Caiçara.
A Prefeitura de Praia Grande, contudo, confirma três vítimas até a publicação dessa matéria. Duas com ferimentos leves e que seguem em observação, e outra que morreu no hospital.
Veja a nota da Prefeitura na íntegra
A Prefeitura de Praia Grande informa que por volta das 14h15 deste sábado, dia 20, três pessoas foram feridas com a queda de um raio na praia do Bairro Caiçara. O Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados. Duas vítimas apresentaram ferimentos leves e seguem em observação no PS Central, Bairro Guilhermina. Já a terceira vítima foi encaminhada em estado grave à UPA Samambaia, em parada cardiorrespiratória, e acabou indo a óbito.
A Prefeitura ressalta ainda que a Defesa Civil de Praia Grande realiza constantes ações de conscientização junto a banhistas sobre os riscos dos raios, com distribuição de panfletos informativos ao longo de toda orla e em todas as 10 arenas do Estação Verão Show; além de instalação de faixas informativas espalhadas ao longo do calçadão da praia.
Os Guardas Vidas também realizam essa ação constante de conscientização junto aos banhistas. Caso a população perceba os primeiros sinais de chuva e raios, a orientação é que deixem a orla o mais breve possível.