O escritor e jornalista Roberto Martins foi eleito para fazer parte da Academia de Letras de Porto Seguro na condição de membro honorário. Ele é autor de livros como Liberdade para os Brasileiros, anistia ontem e hoje, Os Clavinoteiros, O prefeito e a novela O Usuário. Com temas de cunho social e histórico, ele escreveu “História de uma esquecida capitania”, fruto de uma vasta pesquisa que analisa as bases e o desenvolvimento da capitania de Porto Seguro, costumes e história.
Roberto Martins é uma especialista na história regional e teve sempre um novo olhar sobre os acontecimentos do passado. Nos últimos anos dedicou-se a analisar a questão da exploração da mata atlântica
A cerimônia de posse do escritor e pesquisador baiano, natural da cidade de Ipiaú, ainda não tem data definida. A indicação foi feita pelo acadêmico Paulo Santos e acatada por unanimidade.
A indicação foi feita pelo acadêmico Cícero Sena, Decano da Academia, Fundador e Ex-Presidente e acatada por unanimidade.
Ao tomar conhecimento da indicação, Roberto Martins ressaltou a importância da Academia de Letras de Porto Seguro e citou a sua capacidade de eternizar uma obra e manter o equilíbrio entre a fala e a escrita:
“Nossa região é muito produtiva em cultura, precisa saber dar valor a ela, pensar nela. Esta Academia de Letras de Porto Seguro coletivamente encara o desafio de colocar a relação de identidade entre a palavra e a escrita, coisa que nenhum escritor isolado pode fazer”, destacou.
Legenda- Roberto Martins ao lado do produtor cultural e artista Sumário Santana e do cientista politico Jorge Almeida