REDAÇÃO | MAIS BAHIA | POR FLAVIO MOREIRA
A crise no transporte público voltou a dominar os debates na Câmara de Vereadores de Porto Seguro nesta quinta-feira (25). A equipe da Porto Mais Notícias acompanhou a sessão legislativa, marcada por cobranças ao Poder Executivo e discussões sobre a paralisação dos rodoviários, que foi mantida e entrará no quarto dia consecutivo nesta sexta-feira (26).
O debate teve início após a leitura de um requerimento apresentado pela vereadora Ariana Prates, solicitando esclarecimentos do Poder Executivo sobre a paralisação. Em seguida, o vereador Bolinha manifestou indignação com a situação, destacando os prejuízos enfrentados pelos rodoviários e pela população. Ele também cobrou uma solução da Prefeitura e relembrou a aprovação da legislação relacionada ao subsídio do transporte público, ressaltando a importância do equilíbrio econômico-financeiro da concessionária para a continuidade do serviço.
A vereadora Lívia Bittencourt também defendeu diálogo entre o Executivo, a empresa e os trabalhadores, além de chamar atenção para a precariedade enfrentada pelo sistema. O vereador Tiago Maciel questionou tanto a paralisação quanto as condições da frota utilizada no município.
Em sentido contrário, os vereadores Róbson Vinhas e Roló concentraram suas críticas na concessionária, atribuindo à empresa a maior responsabilidade pela crise e defendendo a atuação do Poder Executivo.
Ao final dos debates, foi anunciada uma sessão extraordinária para reunir representantes da Viação Porto Seguro, do Sindicato dos Rodoviários e da Prefeitura. No entanto, devido a uma situação considerada urgente, a reunião precisou ser cancelada.
Enquanto isso, até o fechamento desta reportagem, a Prefeitura de Porto Seguro, o prefeito Jânio Natal e o vice-prefeito Paulinho ToaToa ainda não haviam se pronunciado publicamente sobre a continuidade da paralisação.
Sem avanço nas negociações e sem novo posicionamento do sindicato, os rodoviários decidiram manter a paralisação. Com isso, Porto Seguro iniciará a sexta-feira (26) no quarto dia consecutivo sem transporte público coletivo.

