No dia 13 de janeiro, a cidade de Canavieiras, Bahia, foi marcada por um episódio alarmante de abordagem policial, envolvendo membros da 71ª Companhia Independente da Polícia Militar (71º CPM), a ação foi flagrada por imagens de câmeras de segurança, nas imagens um jovem sofreu uma abordagem volenta.
Uma viatura paraou em avenida da reião central da cidade e ao avistar o jovem deram o enquadro para averiguação. Mas, pelas cenas pode-se ver que após mandar o rapaz afastar as pernas, um outro agente da 71ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) fica em frente ao jovem e chuta as partes íntimas do rapaz, ato de pura maldade, já que o abordado estava sem armas e não demosntrou resistencia. Em seguida, no chão e inicia a série de gritos dor.
É possível ver nas imagens que um dos agentes bate na cabeça do jovem, no momento em que o encostam na parede. Depois da abordagem, o rapaz é liberado e sai rapidamente pela calçada da aveinda, e os policiais retornam tranquilamente para a viatura.
Segundo informações da propira PMBA em enota oficial, que alega que “a Polícia Militar do Estado da Bahia já instaurou uma apuração sumária e afastou, preventivamente, os policiais do serviço operacional até a conclusão do processo apuratório”. Do mesmo modo, em outro trecho da nota, a PM lamenta o caso e reafirmou o compromisso na proteção da população “prezando sempre pelo princípio da dignidade humana e dos direitos humanos”.