A aldeia indígena da Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro, está preparando uma programação especial para celebrar o Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril. Entre os dias 19 e 21, os visitantes serão recebidos com jogos tradicionais, oficinas de pintura corporal, confecção de arco e flecha, apresentações de dança e coral, além de uma exposição de artesanato indígena. Uma das delícias imperdíveis é o peixe preparado na folha de patioba, um prato típico da culinária Pataxó.



Localizada a cerca de 10 km do centro histórico da cidade, a Reserva da Jaqueira oferece uma oportunidade única de conhecer de perto os costumes e tradições do povo Pataxó. Esses descendentes dos primeiros nativos a terem contato com os europeus em terras brasileiras há 524 anos proporcionam uma imersão na cultura indígena, preservando tradições, idioma e rituais sagrados.
Curiosidade da culinária Pataxó
O peixe assado na folha de patioba é um prato típico da etnia Pataxó. O preparado com sal e enrolado em folhas de patioba, uma espécie de palmeira, quando aquecida, a folha libera um óleo que dar todo o sabor ao peixe que é assado na brasa em um fogão à lenha.


Ritual de Agradecimento
Os Pataxó têm o costume de agradecer à natureza e aos amigos que os visitam. O agradecimento é feito de forma festiva, com danças e cantos. O pajé usa resina de breu branco, também conhecida como amescla, para fazer incensos e defumadores. Ela tem um aroma amadeirado e balsâmico. E assim ele finaliza a visitação de vocês.

Se você deseja vivenciar essa experiência enriquecedora, a Reserva da Jaqueira é o lugar ideal para conhecer a riqueza cultural dos Pataxós e celebrar a diversidade dos povos indígenas.
Redação +Bahia