Funcionários da Sindus Andritz, empresa que presta serviços para a Veracel Celulose, adotaram medidas de protesto na manhã da última quarta-feira (13/03), dando início a uma paralisação pacífica na portaria da fábrica. A ação, encabeçada em conjunto com o Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, visa pressionar por melhorias nas condições de trabalho e benefícios oferecidos.
Os trabalhadores expressam sua insatisfação com várias questões, incluindo demandas por uma cesta básica equiparada ao valor fornecido pela tomadora de serviços, além de reivindicações relacionadas ao plano de saúde e bônus salariais.
De acordo com representantes sindicais, a decisão de paralisar as atividades foi tomada após uma série de tentativas de negociação com a empresa, que culminou na rejeição unânime, em assembleia realizada em 28 de fevereiro, de uma proposta considerada insatisfatória.
O impasse entre as empresas persistiu o que levou os trabalhadores a elaborar uma contraproposta, que foi devidamente comunicada à empresa Andritz. Esta última foi notificada e recebeu um prazo de dez dias para avançar nas negociações. Caso contrário, os funcionários já aprovaram, também em assembleia, a continuidade da paralisação como medida de pressão.
Por: Redação +Bahia